InicioAmazonas

Em Brasília, ministro da Cidadania diz a Wilson Lima que Festival de Parintins é parâmetro para outras regiões

Nesta quinta-feira (09/05), o ministro da Cidadania, Osmar Terra, reafirmou ao governador Wilson Lima o apoio do Governo Federal ao Festival de Parint

Inscrições do Festival Bar em Bar 2019 ainda estão abertas
Pela primeira vez, comunidade indígena recebe espetáculo do Festival Amazonas de Ópera
Santaella faz novo show em Manaus neste mês de julho, no Festival Florear

Nesta quinta-feira (09/05), o ministro da Cidadania, Osmar Terra, reafirmou ao governador Wilson Lima o apoio do Governo Federal ao Festival de Parintins. “Da minha parte terá todo meu apoio e todo meu empenho”, assegurou o ministro, que confirmou visita a Parintins no período do Festival e anunciou que, na reformulação da lei federal de incentivo à Cultura, festas populares como os festivais de Parintins e de Ópera do Amazonas, poderão captar até R$ 6 milhões. O ministro comentou que boa parte dos recursos da Lei Rouanet costumava ir para as regiões Sul e Sudeste, mas que outras regiões, inclusive a Amazônica, têm projetos que necessitam de apoio.

O governador Wilson Lima esteve com o ministro, em Brasilia, acompanhado de uma comitiva formada pela presidente da Amazonastur, Roselene Medeiros; do secretário estadual de Cultura, Marcos Apolo; do prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia; e dos presidentes dos bumbás Garantido, Fábio Gadelha Cardoso, e Caprichoso, José Tupinambá Ribeiro, além do procurador dos Bois, André Guimarães.

“É um reconhecimento muito importante da nossa cultura e do estímulo que o Governo do Amazonas tem dado a eventos culturais como o Festival de Ópera.  Mas do que ricas expressões culturais, são eventos que movimentam a economia, geram renda para a população do nosso estado”, destacou o governador.

O secretário de Cultura, Marco Apolo, está otimista após o anúncio de apoio do Governo Federal para a cultura do Amazonas. “Nos deixa muito tranquilo, porque sabemos que não só o Festival de Parintins como outras atividades culturais podem vir a ter apoio do Governo Federal”, disse o secretário.

O ministro recebeu das mãos dos presidentes dos bois o convite para participar do festival. “O ministro da Cidadania é muito sensível e não tenho dúvidas de que teremos um ótimo festival com o apoio de todo mundo”, disse o presidente do Garantido, Fábio Cardoso. O presidente do Caprichoso, José Tupinambá Ribeiro, destacou a importância do Festival. “Nós moramos em uma ilha, mas uma ilha que tem história de cultura. Tem uma história bonita, que é o nosso Festival”.

Operação Aérea – O governador Wilson Lima também esteve no Comando da Aeronáutica para tratar das ações de controle do tráfego aéreo no período do festival, quando o aeroporto de Parintins recebe, em média, 400 voos entre pousos e decolagens.

O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar, Antônio Carlos Moretti Bermudez, garantiu a estrutura e o apoio da Força Aérea Brasileira no Festival. Ele comentou que a Aeronáutica fará tudo para que o evento aconteça com segurança. “Na parte que nos cabe, o festival irá brilhar”, afirmou.

O prefeito de Parintins avaliou como positiva as reuniões. “É muito importante o trabalho do governador. Todas essas audiências são de interesse do município de Parintins. E foi muito bom ver que o ministro da Cidadania é um entusiasta do que a gente chama de ‘cultura que gera economia’”, afirmou Bi Garcia.

Casa Civil – O governador também esteve reunido com o ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Onyx Lorenzoni, com a líder do Governo Federal no Congresso, Joice Hasselmann, e com o governador de Roraima, Antônio Denarium. Eles trataram de interesses de Amazonas e Roraima. Wilson Lima os convidou para o Festival de Parintins e o ministro-chefe da Casa Civil disse que entende a importância do evento para economia e a cultura nacional.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0