Deputado Dermilson Chagas denuncia interrupção das cirurgias de cateterismo para pacientes infantis

Inicio AmazonasPolítica

Deputado Dermilson Chagas denuncia interrupção das cirurgias de cateterismo para pacientes infantis

O parlamentar ressaltou que a falta de planejamento e de priorização de recursos para a saúde na atual gestão do Governo do Amazonas está levando crianças à morte

MAP Linhas Aéreas orienta passageiros sobre mudança no ECA, para viagem de menores de 16 anos
Repórter intinerante de Boca do Acre faz o bem ao próximo
Nova mobilização para imunizar crianças de seis meses até menores de seis anos iniciará sábado em Manaus

Na manhã desta quarta-feira (14/7), na tribuna do plenário Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado Dermilson Chagas (sem partido) denunciou que o Governo do Amazonas interrompeu a realização de cirurgias de cateterismo para pacientes infantis no Hospital Francisca Mendes por falta de materiais. O parlamentar enfatizou que, devido a essa interrupção, crianças amazonenses estão na iminência de falecer.

“O hospital interrompeu as cirurgias para as crianças, e nós estamos nos perguntando: ‘Cadê o dinheiro?'”, questionou o deputado, enfatizando que a unidade hospitalar estava em processo de transformar-se em fundação, mas a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM) deu um parecer contrário. “O parecer foi contrário devido a Sefaz não concordar com os cargos e a maneira que eles queriam mudar. E o Governo do Estado, que é quem tem a responsabilidade pela administração do hospital, não fornece o material para que essas crianças tenham as suas cirurgias realizadas e, assim, salvar as suas vidas”, afirmou o deputado Dermilson Chagas.

< br > < br >

Dermilson Chagas destacou que não estão faltando recursos financeiros nos cofres do Governo do Amazonas, que tem, desde 2019, alcançado cifras superavitárias na receita tributária. “Está morrendo gente, e não é por falta de dinheiro, é por falta de responsabilidade. Eu espero que o secretário de Saúde que acaba de assumir, Anoar Samad, tenha um planejamento e uma coordenação e que saiba o que está acontecendo no Hospital Francisca Mendes, porque isso já é gestão dele”, comentou o parlamentar.

O Hospital Francisca Mendes é uma unidade referenciada pelo SUS como Centro de Referência da Alta Complexidade em cirurgias cardiovasculares, em cardiologia intervencionista, em cirurgia vascular de alta complexidade, endovascular e elotrofisiologia. O hospital também está inserido na rede de atendimento da alta complexidade do SUS da região Norte.

 

FOTOS E IMAGENS: MÁRCIO GLEYSON / EDIÇÃO DE ÁUDIO E IMAGENS: LEONARDO MANCINI

 

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0