Deputado Dermilson Chagas aprova emenda na LDO para realização de concursos públicos para a PC, PM e Bombeiros

Inicio AmazonasPolítica

Deputado Dermilson Chagas aprova emenda na LDO para realização de concursos públicos para a PC, PM e Bombeiros

O parlamentar ressaltou que, a partir de agora, o Governo do Amazonas tem a obrigação de realizar os concursos para solucionar a grave situação da segurança pública do estado que está sem efetivo suficiente para combater o crime organizado e para promover ações estratégicas em todo o estado

Dermilson Chagas denunciou em maio nomes das empresas vencedoras de concorrência de mais de R$ 366 milhões para reforma da AM-010
Deputado Dermilson Chagas solicita reajuste salarial para os servidores da Aleam
Emenda parlamentar do deputado Dermilson Chagas poderá beneficiar cerca de 70 mil pescadores do Amazonas
< br > < br >

O deputado Dermilson Chagas (sem partido) conseguiu aprovar a realização de concursos para fortalecer os quadros das polícias Civil (PC-AM) e Militar (PMAM) e do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), por meio de uma emenda ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) nº 285/2021, que foi aprovado no último dia 14, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). O projeto é oriundo da Mensagem Governamental nº 59/2021, e dispõe sobre as diretrizes para a elaboração e a execução da Lei Orçamentária de 2022.

O parlamentar destacou que propôs a emenda porque o efetivo das forças de segurança do Estado e do CBMAM estão aquém das necessidades. Ele ressaltou que, com a aprovação da emenda, o Governo do Amazonas tem a obrigação de realizar os concursos para solucionar a grave situação da segurança pública do estado que está sem efetivo suficiente para combater o crime organizado e para promover ações estratégicas e coordenadas em todo o estado.

“O concurso público é uma obrigação que nós estamos pedindo para se cumprir pela lei que foi aprovada na Assembleia. Esperamos que o Governo do Amazonas não olhe somente a Segurança Pública, que está defasada. O próprio chefe maior da Segurança Pública do Estado, coronel Louismar Bonates, disse que não tem homens suficientes para preencher de forma estratégica a Segurança Pública do nosso estado. Não se tem armamento, munição, viatura e efetivo suficientes. Então, é mais um apelo que se faz nesta Casa para que o Governo do Amazonas faça o concurso público”, explicou Dermilson Chagas.

Concursos para outras secretarias

O deputado Dermilson Chagas também defendeu os servidores públicos das demais pastas do Governo do Estado, dentre elas o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e as secretarias de Educação (Seduc) e Saúde (SES-AM. Ele disse ainda que, além da área técnica, o Governo do Amazonas deveria realizar concurso público para a área administrativa, pois há defasagem também de pessoal administrativo nos quadros das secretarias.

“O que foi discutido aqui, na Assembleia, foi que o Governo do Amazonas, de uma forma geral, faça concurso público para atender necessidades do Estado, principalmente nesses pontos mais nevrálgicos, que são a Segurança Pública e a Saúde e a Educação, porque nessa pandemia nós sofremos demais. Na segurança, pelos ataques das facções e pelo Governo do Estado não oferecer uma segurança pública, e a Saúde, porque faltou profissionais das diversas áreas, como maqueiros, radiologistas, enfermeiros, médicos, farmacêuticos etc. Então, é preciso organizar o Governo do Estado, e que esta atual gestão está mostrando que não está se preocupando”, comentou Dermilson Chagas.

FOTO: MÁRCIO GLEYSON

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0