Benefícios da Podologia – Por Célia Lemos

Inicio Saúde & Bem-Estar

Benefícios da Podologia – Por Célia Lemos

Para começarmos esse assunto, temos que primeiramente saber diferenciar os profissionais da pedicure dos profissionais da podologia.

Missionário R.R Soares é intubado no RJ devido complicações da Covid-19
Deputado Dermilson Chagas denuncia interrupção das cirurgias de cateterismo para pacientes infantis
Paulo Gustavo sofre embolia e estado de saúde é de ‘extrema gravidade’

Muitas vezes confundido com pedicure, o podólogo é um profissional da saúde que cuida dos pés das pessoas. Ele trata de problemas específicos que uma simples visita à manicure ou ao pedicure não resolve, como unhas encravadas, calos, calosidades, verruga plantar, males e incômodos que afetam a saúde dos pés. Enquanto um pedicure é especialista na aparência, embelezamento e higienização dos pés, o podólogo tem o conhecimento, técnica e instrumentos necessários para atender a situações mais graves, como unha encravada, infecções, doenças de pele, rachaduras e outros tipos de problemas. É comum, entretanto, que um profissional de manicure e pedicure se especialize em Podologia.

podólogo irá diagnosticar, prevenir, investigar, estudar e tratar as patologias dos pés, além de aconselhar os pacientes sobre cuidados necessários, como o tipo de calçado a ser usado, a forma correta de cortar as unhas e os cremes, as pomadas e os medicamentos mais adequados de acordo com o que cada pessoa precisa.

 

Célia, como se tornar um profissional da podologia?
Não é necessário diploma de curso superior para se tornar podólogo, porém é necessária uma formação básica, como um curso técnico em Podologia. O profissional pode buscar por especializações e formação para se desenvolver e se destacar no mercado.

É possível também estudar Podologia com bolsa de estudo e fazer o curso com desconto. Dessa forma, há uma economia de dinheiro e melhores oportunidades de trabalho com uma formação mais completa.

Além de ter interesse pela área da saúde, ter habilidades manuais e gostar de cuidar de outras pessoas, o podólogo deve adquirir conhecimentos em fisiologia, patologia, anatomia, microbiologia e imunologia, para compreender a biomecânica dos tornozelos e dos pés.

Célia, O que é Podologia?
Podologia é a ciência que estuda e trata problemas relacionados aos pés de homens e mulheres, em suas diversas faixas etárias. É uma terapia aplicada a partir de estudos científicos e técnicos, a fim de eliminar problemas como unha encravada, calosidades, ressecamento e outras anormalidades.

É muito importante esclarecer que a Podologia não tem caráter apenas estético. Sabemos que o maior volume de consulta nas clínicas é para resolver questões desse tipo, mas a participação do podólogo vai além. Esse profissional também trata anormalidades referentes à formação óssea e doenças infecciosas, por exemplo.

Célia, pra você, o que é a podologia e o que você já fez pra ser ainda melhor?
Como diz o meu slogan, pra mim, a podologia é “a arte de cuidar bem dos seus pés’’

Tenho muito amor pela minha profissão, que já a exerço a 11 anos e digo mais, a podologia não é apenas cuidados com a saúde dos pés, ela também é prevenção, pois se você cuidar antes de se agravar, a probabilidade de ter um tratamento melhor e um resultado satisfatório é bem maior, cuidar da saúde dos pés é mais importante do que embelezar os pés.

E eu busco sempre mais e mais conhecimentos, já participei de diversos congressos, assim como os da Beauty Fair em São Paulo, quanto em outros congressos, cursos, palestras em Manaus, fora a leitura de livros, pois temos muita gente boa falando com propriedade sobre podologia.

< br > < br >

Célia, e o mercado de Podologia no Brasil: quais as chances de sucesso?

O mercado de Podologia no Brasil é bastante promissor. Cada vez mais as pessoas se preocupam com a saúde dos pés e buscam por podólogo desde cedo. Para o profissional, é preciso primeiro entender o que faz um podólogo e conhecer as principais áreas de atuação. A partir daí é possível traçar um plano de carreira mais robusto e com grandes chances de sucesso.

Pois hoje em dia é muito mais falado sobre a podologia, do que a 11 anos atrás quando eu comecei, era algo, que quando as pessoas perguntavam minha profissão e eu dizia, sou podóloga, algumas pessoas perguntavam o que fazia um podólogo, já hoje é bem difícil isso acontecer.

Célia, e um podólogo pode atuar onde? O profissional é amarrado a trabalhar em um lugar especifico?
Não, não, de forma alguma, um podólogo consegue atuar em clínicas especializadas, hospitais, fazer atendimento domiciliar, trabalhar em clubes, equipes esportivas, SPAs, academias de ginástica, etc. Para cada um desses exemplos, obviamente, o profissional precisará de capacitações especiais. Contudo, as oportunidades só aumentam e, consequentemente, os ganhos também.

Célia, Principais qualidades de um Podólogo de sucesso?
Assim como todo mercado, a Podologia tem uma competitividade natural. Um profissional para se destacar no mercado precisa, de fato, correr atrás de especializações, cursos de atualização e muito mais. A inovação faz toda diferença para um profissional da podologia de sucesso.

Entre os aspectos mais valorizados entre os profissionais de Podologia, podemos destacar:

Melhor custo-benefício. Se você quer ter sucesso na carreira, precisa oferecer um serviço de qualidade com um preço competitivo, pois como eu disse, hoje se fala mais de podologia do que a 11 anos atrás quando comecei, então tem muitas pessoas boas entrando no mercado e isso torna o mercado cada vez mais competitivo

Capacitação profissional, como eu disse anteriormente, o mercado está cada vez mais competitivo. Se você não se mantém atualizado, certamente, perderá espaço para outros podólogos.

Qualidade do espaço e materiais utilizados. A biossegurança na Podologia é uma questão muito séria. É preciso utilizar sempre o melhor equipamento e materiais. Além de garantir a segurança do seu atendimento, ainda evita riscos de contaminação para seus pacientes;

Localização e mobilidade. Ter um espaço em uma área central e de fácil acesso também aumenta as chances de sucesso na área. Você se tornará um profissional ainda mais solicitado, caso disponha de um atendimento domiciliar. Claro que é importante lembrar que nem todos os tratamentos podem ser feitos em casa, pois exigem uma assepsia especial.

Célia, pra finalizar, o que você nos diz?
Primeiramente muito obrigada pela oportunidade de mostrar um pouco mais da podologia e seus benefícios e claro, dizer que podologia é coisa séria, saúde dos pés é essencial e em tempos de pandemia mais ainda, afinal, não é embelezamento, é saúde dos pés, é cuidado com os pés e principalmente o pé diabético, pois requer mais atenção e cuidados.

 

Célia Lemos – Podóloga
A arte de cuidar bem dos seus pés.
Instagram: @CeliaLemosPodologa

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0