• No products in the cart.

Susam prepara acordo de cooperação técnico-científica nas áreas de educação e pesquisa

O secretário de Estado de Saúde do Amazonas, Rodrigo Tobias, reuniu nesta sexta-feira (07/06) com técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) para discutir as ações que irão nortear o Acordo de Cooperação Técnico-Científica que a Susam prepara para assinar com Associação Brasileira Rede Unida (Rede Unida).

Por meio do Acordo de Cooperação, a Rede Unida irá apoiar a Susam em ações voltadas ao fortalecimento da educação permanente em saúde e da pesquisa e disseminação de conhecimentos sobre a gestão do trabalho e da educação em saúde no âmbito do Estado do Amazonas.

Para Rodrigo Tobias, pensar gestão do trabalho e educação permanente no âmbito da saúde pública é estratégico, e é isso que se busca com parcerias como a que está sendo construída.

“Precisamos fortalecer essa temática da saúde coletiva como estratégica na qualificação e no fomento de melhorias no desenvolvimento das ações em saúde pública no estado, seja no âmbito da gestão, seja no âmbito da assistência à saúde. É uma ação estratégica de desenvolvimento e fortalecimento do sistema de saúde no estado”, disse o secretário.

Uma das ações que se pensa dentro do plano de trabalho que vem sendo debatido entre a Susam e a Rede Unida é a criação de um Instituto de Ensino, Pesquisa, Tecnologia e Inovação em Saúde.

“A possibilidade de ter um Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia e Inovação coloca o Amazonas como um dos primeiros estados a instituir um lugar que pense não somente a escola de saúde pública, mas também a institucionalização de tecnologias sociais que melhoram a atenção à saúde da população, pensando possibilidades de inovações no âmbito das relações, da assistência”, afirmou Rodrigo Tobias.

De acordo com o representante da Rede Unida, Júlio Schweickardt, como a ação do instituto seria abrangente, a associação poderá usar sua experiência para ajudar a Susam a organizar suas ações.

“É uma ação que pode envolver a formação dos trabalhadores do SUS no Amazonas, envolver a área de residência, cursos de capacitação de trabalhadores, pensando também a área de gestão do trabalho no estado. A ideia é que o instituto seja o coordenador e ordenador das ações de ciência, tecnologia e educação do estado. E a Rede Unida apoiaria nessa organização”, explicou Júlio.

O acordo de cooperação prevê que a Susam e a Rede Unida atuem em linhas como apoio ao desenvolvimento da Educação Permanente em Saúde; Planejamento e Dimensionamento da Força de Trabalho; Desenvolvimento de um Projeto para Criação de uma Rede de Cuidados Intermediários; Assessoramento técnico para criação, desenvolvimento e organização de Escola de Saúde Pública; Apoio à realização de iniciativas de Vivências e Estágio na Realidade do SUS (VER-SUS Brasil); Publicação de Coletâneas Temáticas sobre experiências e produções do cotidiano do trabalho na Secretaria; e Apoio à publicação de artigos na Revista Saúde em Redes.

Participam da definição das ações que serão colocadas em prática a partir da assinatura do Acordo de Cooperação técnicos da Susam das áreas de Recursos Humanos, Atenção Básica e Planejamento. O acordo deve ser assinado ainda neste mês de junho.

A Rede Unida é uma associação científica sem fins lucrativos que atua por meio de parcerias com universidades, serviços de saúde e organizações comunitárias estimulando produção de estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informação e conhecimentos técnicos e científicos relacionados às atividades de promoção da educação e da saúde.

FOTOS: Divulgação/Susam

Sem Comentários

Deixe um Comentário