• No products in the cart.

Por que existem Rosas 🌹🌹ao longo dos vinhedos?? 🍇🍇 – Por Luíza Fernandes

Essa semana tive a oportunidade de degustar esse Menguante, um Tempranillo/2017 (aliás jovem, porém maravilhoso). E fixei o olhar na delicadeza das rosas no rótulo. Elas chamaram mais minha atenção do que a própria lua e as estrelas.

E você que já visitou uma vinícola, o que achou das rosas ao longo das parreiras? Por que a rainha das flores está tão presente no ambiente da uva?

Símbolos da antiguidade, Rosas e Videiras convivem, não nossa imaginação, mas também nas belas paisagens e terrois pelo mundo. Aliás, há muita regiões que produtores utilizam as rosas como uma forma de organização: rosas brancas em áreas pra o cultivo de uvas para vinhos brancos e, rosas vermelhas para os vinhos tintos.

Você achava que as rosas estariam lá somente pra deixar o cenário do vinhedo mais encantador? Sim, elas contribuem com a beleza, mas há muita histórias e teorias, porém com certeza há um objetivo bem claro!

As rosas vão muito além da estética, elas são na verdade, anjos da guarda, as barreiras protetoras das uvas. Quando o oídio (família das Erysiphacea), pior doença da uva, um fungo que quando parte pra atacar as vinhas, primeiramente atinge as rosas. Então as rosas estão lá para alertar que o ambiente pode estar hostil, ela avisa ao viticultor que o perigo está próximo. Isso dá tempo ao viticultor aplicar um inseticida a base de enxofre, entre outos cuidados necessários. As rosas também são guardiãs dos vinhedos, ajudam a afastar pássaros e animais terrestres que adoram o doce das uvas.

Então, as rosas não são só belas e delicadas, eu diria que agem como mães protetoras das vinhas. 🌹🍇🍷


Obs. Vinho #menguante da Bodega Pablos, Viños y Bodegas Pablos. Envelhecido 3 meses em barris de carvalho francês e americano. Espanha

Imagens:
@alevigilmqlbec e @antiguabodegauy
#winelovers #winegirl 🍷🍷

Sem Comentários

Deixe um Comentário