• No products in the cart.

Funasa leva água de qualidade para comunidade rural de Alvarães

Até pouco tempo atrás, a comunidade rural do Carú, no município de Alvarães, localizado a 530 km de Manaus, não tinha acesso à energia elétrica, mesmo morando às margens de uma imensidão de água. Antes, o deslocamento para água potável era longo e também se tornava um problema para os moradores. Mas, desde o último domingo (14/07), a realidade mudou. Uma equipe da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) inaugurou, junto de lideranças e gestores municipais, mais uma instalação da unidade da Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água (SALTA-z), que garante o acesso a água limpa e saúde a pequena Carú.

Além da entrega da tecnologia foi realizada uma oficina para treinamento dos moradores. A SALTA-z é uma tecnologia desenvolvida pela Funasa e que transforma água imprópria para o consumo humano em potável, hoje está presente em 43 municípios, dos 62 que formam o estado do Amazonas.

Para o superintendente da Funasa no estado, Wenderson Monteiro, que esteve presente no ato, o principal objetivo da SALTA-z na comunidade é o de regularizar os altos índices de turbidez, alumínio, manganês e ferro, além de prevenir doenças. “Poder contribuir com a prevenção de doenças é mais que uma missão da Fundação. Sou grato por em conjunto com o estado do Amazonas e municípios poder estar trabalhando e presenciando sorrisos tão verdadeiros e felizes de moradores que, muitas vezes, aguardavam por anos melhorias como esta. O Amazonas é o nosso maior estado em extensão territorial e muitas vezes temos dificuldades de acessos as comunidades, mas a cada dia avançamos um pouco mais”, comemorou.

O prefeito de Alvarães, Edy Rubem, agradeceu a parceria com a Funasa e disse que a SALTA-z tem mudado a realidade de muitos amazonenses. “A Funasa trabalha desde o diagnóstico até a capacitação para manuseio da tecnologia. Estamos gratos pela atenção e felizes por contar com mais este apoio”, finalizou.

Alvarães tem cerca de 15 mil habitantes e fica na Mesorregião do Centro Amazonense. Estiveram presentes o prefeito de Alvarães, Edy Rubem, os secretários municipais de saúde, Orlando Mendes e de comunicação, Pedro Gomes, a chefe do serviço de Saúde Ambiental da Funasa (Sesam), Josilaine Ferreira acompanhada dos técnicos Marilene Coutinho, Carlos Sousa e Elivaldo Valente.

Sem Comentários

Deixe um Comentário