Fortalecimento da agricultura familiar no Careiro impulsiona economia local

O município do Careiro, na região Metropolitana de Manaus, colhe os resultados dos investimentos que têm sido feitos no setor primário na administração do prefeito Nathan Macena. De 2017, quando foi inaugurada a primeira Feira da Agricultura Familiar na sede do município, até o primeiro semestre deste ano, houve crescimento tanto das famílias de agricultores bem como do volume de negócios.

A maior dificuldade, segundo fez questão de ressaltar o prefeito, era saber o número de produtores da região, o tipo de produtos que por eles eram cultivados para evitar o descarte da produção. “Havia muito desperdício do que era produzido, porque eles não tinham como escoar. Determinei que, de forma prioritária, fosse feito levantamento de quantos produtores tínhamos no nosso município e o que cada um deles estava produzindo”, explicou.

Uma vez feito esse levantamento, Nathan inaugurou a primeira Feira da Agricultura Familiar, local onde os produtores comercializam seus produtos em espaços adequados, e ainda contam com apoio da prefeitura no escoamento. Pelo menos duas vezes por semana, agricultores que moram nas comunidades rurais, vão até a sede para venderem seus produtores nesta feira e 100% do que é comercializado é deles.

 

Conquistas

Com a criação da Feira da Agricultura Familiar, o município conquistou parcerias com Governo Federal e Governo do Amazonas, e incluiu cerca de 80 produtores locais no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para merenda escolar.

Em 2018, Careiro conseguiu firmar convênio com Governo Federal e implementou o PAA Municipal, que atualmente, é uma das principais fontes de emprego e renda.

Para Nathan, o único caminho para o interior se desenvolver é por meio do fortalecimento da agricultura. “Focar no setor primário, torná-lo eixo dessa engrenagem de desenvolvimento é sem dúvida, tornar realidade a expansão de nosso interior”, afirmou o prefeito.

Próxima entrega

Na última sexta feira, 28 de junho, o prefeito, acompanhado da equipe técnica da Secretaria de Agricultura, conversou com mais de 30 produtores que vão fazer a entrega de mais de duas toneladas de alimentos, entre, ovos, hortaliças e legumes. O ato acontece no dia 19 de julho.

Financeiramente viável

Em 2018, somente a feita da agricultura familiar foi responsável pela geração de mais R$ 800 mil em recursos, dos quais 90% foi distribuído no município. De acordo com dados da Secretaria de Agricultura, uma única família, faturou aproximadamente R$ 23 mil em apenas um ano, produzindo, ampliando e comercializando e o q antes era apenas para alimentação da família, hoje representa uma boa fatia da economia local.

Sem Comentários

Deixe um Comentário