• No products in the cart.

Fcecon realiza ação educativa de orientação e prevenção ao câncer em Manaus

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (Fcecon) realiza, nesta segunda-feira (4), uma ação educativa para lembrar o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A partir das 7h30, uma equipe do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC), fará a abordagem com distribuição de conteúdo educativo sobre os “Fatores Externos de Risco do Câncer”, no cruzamento das avenidas Pedro Teixeira e Constantino Nery, próximo à Arena da Amazônia, bairro Flores, na Zona Centro-Sul de Manaus.

O dia 4 de fevereiro é marcado pela conscientização da sociedade para a prevenção, diagnóstico precoce e o tratamento do câncer. A data foi criada pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC) e apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) com a intenção de mobilizar a população e organizações sobre os cuidados necessários para a prevenção da doença, que mata, anualmente, 9,6 milhões de pessoas em todo o mundo. A Campanha de 2019 convoca para o controle do câncer, com o slogan “Eu Sou e Eu Vou”.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2019, cerca de 600 mil novos registros da doença irão ocorrer no Brasil. Destes, 5.860 casos devem ser registrados no Amazonas, conforme a previsão.

Alerta à população

Conforme destaca a gerente do serviço de oncologia clínica da FCecon, médica Gilmara Resende, as campanhas têm um forte apelo junto à população.

“Essa data faz parte do calendário mundial das instituições que atuam no combate ao câncer e serve para alertar a população sobre como a gente pode reduzir as chances de desenvolver um tumor. Vale lembrar que de 80% a 90% dos tumores são associados a causas externas. Significa que o estilo de vida e os hábitos da pessoa podem aumentar a chance de ter a doença. Apenas 20% dos cânceres são causados por fatores genéticos”, explicou. .

Sem Comentários

Deixe um Comentário