• No products in the cart.

Centec lança sete novos cursos com base em demanda e oferta de mercado

Entre eles Cuidador de Idosos, profissão que cresceu 547% entre 2007 e 2017, segundo Rais do Ministério do Trabalho

Completando dez anos de atuação em 2019, o Centro de Ensino Técnico (Centec) anuncia o lançamento de cinco novos cursos de formação e qualificação técnica, com base na demanda do mercado local e oportunidades de trabalho.

Técnico em Nutrição e Dietética, Técnico em Radiologia, Técnico em Cuidados de Idosos, Técnico em Finanças, Técnico em Comércio Exterior, Técnico em Informática e Técnico em Eletrotécnica são as novas ofertas disponibilizadas pela instituição de ensino, e cujas aulas das primeiras turmas já iniciam em julho. Os interessados podem garantir suas matrículas por meio do site www.centec-am.com.br.

“Em comemoração ao aniversário da escola, a direção resolveu brindar todos que se matricularem entre 21.05 e 30.06 com um desconto de 15% nas mensalidades até à conclusão do curso escolhido”, informa a coordenadora de marketing do Centec, Driele Cazumba.

Ela acrescenta que, em caso de transferências, além dos 15% de descontos em todas as mensalidades, na primeira em especial, o aluno terá um bônus de R$ 100, e ainda será possível fazer o aproveitamento de disciplinas sem burocracia e sem complicações.

“Temos tradição em oferecer formação de qualidade a preços acessíveis, a partir de R$ 185, e nesse momento festivo, mais ainda, por isso os descontos oferecidos”, explica.

Com a chegada dos cinco novos cursos anunciados, o Centec passa a somar mais 20 cursos em nível técnico, auxiliar e especialização técnica, que duram entre 12 a 20 meses. A oferta é válida tanto para estudantes do ensino médio, como para todos que já concluíram o nível secundário e estão em busca de oportunidade para se colocar no mercado de trabalho.

 

Demanda e oferta

No atual cenário de competitividade por uma vaga de trabalho, pesquisas apontam que a demanda das empresas por profissionais de nível técnico aumentou bastante, tendo em vista que estes já saem do curso devidamente habilitados para uma determinada função.

Na última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 48,2% dos participantes afirmaram que o conteúdo aprendido no curso técnico foi decisivo para conseguir um trabalho na área de formação e 28% reconheceram a importância do certificado como um diferencial.

“Em algumas áreas, como serviços, os cursos técnicos também representam uma grande chance de empregabilidade, como é o caso do curso de Cuidador de Idosos, tendo em vista o envelhecimento da população e aumento na expetativa de vida”, comenta a diretora do Centec, Eliana Pinheiro.

A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que, até 2050, cerca de 2 bilhões de pessoas, em todo o mundo, devem atingir 60 anos. Já para o Brasil, a expectativa é que 58,4 milhões de pessoas cheguem a essa idade até 2060, e a média de vida deve subir de 75 anos para 81 anos, conforme dados do Censo 2013.

Para se ter uma ideia, a profissão de Cuidador de Idosos cresceu 547% entre 2007 e 2017, conforme a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho.

“Em Manaus, já há uma demanda muito grande por estes profissionais. O desafio é encontrar alguém habilitado, já que a cidade ainda tem pouca oferta de qualificação na área, então acreditamos que esta será uma grande contribuição do Centec ao mercado e à sociedade”, acrescenta, Eliana Pinheiro.

A professora ressalta que também é crescente o interesse por alimentação saudável, o que tem aumentando a demanda de profissionais na área de Nutrição. Já o setor de negócios precisa de pessoas especializadas para a atender às constantes mudanças no mercado, daí a oferta dos cursos de Finanças e Comércio Exterior.

“Além do Conselho Estadual de Educação (CEE-AM), todos os nossos cursos também são reconhecidos junto ao Ministério da Educação (MEC) e temos convênios com as melhores empresas para encaminhamento de estágio dos nossos alunos”, ressalta Driele Cazumba.

Foto: Pixabay

Sem Comentários

Deixe um Comentário