• No products in the cart.

Biblioteca da Imprensa Oficial terá projeto de ampliação

Incentivar e promover o gosto pela literatura é apenas um dos pilares da parceria firmada entre a Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (Impeam) e a Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas (SEC). O projeto da nova biblioteca da Impeam visa ampliar a pesquisa do acervo ao público, por meio do restauro, digitalização e novas acomodações dos livros da biblioteca, facilitando pesquisas.

A digitalização dos livros será um dos grandes benefícios para pesquisadores que precisarem ter acesso à história do Amazonas, por meio do Diário Oficial do Estado (DOE).

“A biblioteca da Imprensa Oficial é uma das mais antigas do Estado do Amazonas e da região Norte do Brasil. Temos aqui o livro mais antigo do Estado do Amazonas, que data de 1893, onde está o registro do Diário Official do Estado. A ideia é restaurar a biblioteca e virtualizar, potencializar para que estudantes, universitários, possam cada vez mais acessar essa biblioteca e beber na fonte desse conhecimento. Isso é importante para cultura nossa. É importante para a educação dos nossos jovens, principalmente das redes pública estadual e municipal de ensino”, informa o diretor-presidente da Impeam, Mário Aufiero.

A convite do diretor-presidente da Impeam, o secretário de Estado de Cultura, Marcos Apollo, esteve, dias atrás, na sede da Imprensa Oficial para identificar as demandas do órgão e percebeu a necessidade de encaminhar a equipe do Departamento de Bibliotecas da SEC, comandada pelo diretor, Charles Costa,  para prospectar de forma técnica quais caminhos seriam adotados para a realização desse projeto.

Para Costa, o projeto é de suma importância. “A Secretaria de Cultura possui a missão de preservação da memória cultural e informacional do Estado. Temos aqui raridades, como o primeiro exemplar do Diário Official (1893). A informação parada não tem validade e possibilitar que a população tenha acesso a essa informação é muito gratificante”, comentou o diretor do Departamento de Bibliotecas da SEC, que se emocionou ao ver o primeiro livro, que se tem registro, editado no Amazonas, datado do dia 15 de novembro de 1893 – o primeiro Diário Official, escrito ainda com dois Fs.

O diretor-presidente da Impeam, Mário Aufiero, ressaltou que a era virtual é uma realidade e que, seguindo diretrizes do governador Wilson Lima, ainda há muito por vir com a nova Imprensa Oficial.

Sem Comentários

Deixe um Comentário