• No products in the cart.

Batalhão Ambiental resgata mais de 100 animais silvestres em cinco meses

O Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar, por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental, resgatou 114 animais silvestres somente nos cinco primeiros meses de 2019. Mamíferos, répteis e diferentes tipos de aves, incluindo um pelicano, estão na lista dos bichos recolhidos em situação de risco e encaminhados para o centro de triagem de animais silvestres do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).

No centro, os animais são submetidos a uma avaliação para verificar o estado de saúde, sinais de maus tratos, doenças ou parasitas. Depois disso, é analisada a condição de reinserção do animal na natureza, o que ocorre na maioria dos casos. Apenas os ofídios peçonhentos, como a jararaca, por exemplo, são encaminhados a um serpentário no Museu da Amazônia (Musa), Cidade de Deus, zona norte de Manaus.

De acordo com o Batalhão Ambiental, encontrar esses animais em residências ou transitando em meio urbano pode causar espanto nas pessoas ou fazer com que elas tentem capturar o animal para mantê-lo em casa. Mas manter animais silvestres presos é crime.

Para combater essas práticas e preservar esses animais, o Batalhão desenvolve ações com objetivo de informar, orientar e sensibilizar a população, conforme explica o coronel Miguel Marinho.

“O policiamento ambiental desenvolve um programa de educação ambiental intitulado Vitória Régia desde o ano de 2008. Esse programa é realizado em escolas públicas de Manaus, no ciclo básico, onde são apresentadas informações sobre o meio-ambiente e suas leis”, disse.

A maior parte das apreensões é de répteis (62), seguido dos mamíferos (37) e das aves (15). Tracajás (26), Preguiças (18), jiboias (16) e jacarés (15) foram os bichos mais apreendidos entre janeiro e maio, conforme dados do Batalhão Ambiental da PM.

ANIMAIS / QUANTIDADE
Mamíferos

Tamanduá / 1
Sauim-de-coleira / 1
Macaco Guariba / 1
Preguiça Real / 12
Macaco Barrigudo / 1
Preguiça Bentinho / 6
Macaco de cheiro / 1
Peixe-Boi (filhote) / 4
Tamanduá / 2
Porco Espinho / 6
Jaguatirica / 2

Aves

Periquito Maracanã / 1
Arara Vermelha / 1
Papagaio / 1
Tucano / 2
Curió / 1
Aratinga / 1
Pelicano / 1
Pariri / 2
Frango D’água / 5

Répteis

Jiboias / 16
Jacarés / 15
Cobra Coral / 2
Jabuti / 1
Jararaca / 1
Tartaruga / 1
Tracajá / 26

 

Foto: Divulgação

Sem Comentários

Deixe um Comentário